A Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira da Direção de Serviços de Educação Especial/DRE e o Conservatório – Escola das Artes da Madeira uniram-se para a organização da sessão ‘Musicografia Braille – outra forma de ler e escrever música‘, como forma de assinalar o Dia Mundial do Braille. Este evento decorrerá no próximo dia 9 de janeiro, pelas 10h00, no Salão Nobre do Conservatório, com entrada livre.
Com o principal objetivo de sensibilizar para a importância do Braille – sistema de escrita e leitura – como forma específica de comunicação e acesso ao conhecimento, à informação e à cultura, na plena realização dos direitos humanos, das pessoas cegas e com baixa visão, este evento apresenta um programa focado na musicografia Braille. O código musical Braille (ou musicografia Braille), é um código Braille voltado para a notação musical, permitindo aos cegos ensinar, compor, interpretar e aprender através de uma notação padrão.
O Dia Mundial do Braille celebra-se, anualmente, a 4 de janeiro, tendo sido proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 17 de dezembro de 2018. O seu propósito é destacar a importância do Braille enquanto meio de comunicação das pessoas cegas ou parcialmente cegas.
Consulte abaixo o programa do evento:
![](https://www.conservatorioescoladasartes.com/wp-content/uploads/2025/01/ProgrBraille9Jan25-2_page-0001-724x1024.jpg)