Estão abertas as inscrições da “Masterclasses de instrumentos de cordas friccionadas e de Música de Câmara” promovida pela ANSA/Orquestra Clássica da Madeira em parceria com o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.
INSCRIÇÕES: AQUI
Datas:
16.01.25 – Filipe Fernandes – Masterclass de violino e de Música de Câmara das 14:00 às 18:00
30.01.25 – Robert Stepanian – Masterclass de violino das 14:00 às 18:00
27.02.25 – Luís Andrade – Masterclass de violoncelo e de Música de Câmara e a avaliação dos docentes das 14:00 às 18:30.
Prioridade:
-Professores do CEPAM
-Professores das disciplinas de cordas friccionadas e de Classe de Conjunto
-Professores de música
Duração: 12h30 (Validada)
Regime: (presencial )
Local: Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), Av. Luís de Camões 1, 9004- 517 Funchal.
A inscrição na formação tem um custo de:
- Docentes do conservatório 20€
- Público Geral 30€
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Filipe Fernandes
Filipe Fernandes, natural do Funchal, iniciou os seus estudos no violino aos seis anos com a professora Nana Khachkalyan no “Gabinete Coordenador de Educação Artística”, atual “Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia”. Mais tarde ingressou no Curso Profissional de Instrumentista no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luíz Peter Clode, na classe de violino do professor Norberto Gomes, tendo-o terminado com a classificação máxima. Em 2013 foi concertino da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música de Portugal, em Lisboa, sob orientação do maestro Jean Sébastien Béreau.
É regularmente convidado a colaborar como músico substituto em algumas das orquestras mais importantes dos Países Baixos, entre as quais a Amsterdam Sinfonietta, Radio Filharmonisch Orkest e Sinfonia Rotterdam.
Considerado um dos violinistas portugueses mais promissores da sua geração, em 2017 foi convidado a apresentar-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira e em 2019 foi finalista do concurso Internacional Leonid Kogan, em Bruxelas, tendo no mesmo ano concluído a sua licenciatura no Conservatório de Amesterdão, nas classes de Ilya Grubert e Maria Milstein. Em 2021 foi galardoado com o 3o prémio no concurso Prémio Jovens Músicos, tendo também terminado o seu mestrado no Conservatorium van Amsterdam, nas classes de Ilya Grubert eMaria Milstein, generosamente financiado com uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian.
Conta também com a participação em diversos festivais, onde teve a oportunidade de
conhecer e trabalhar com artistas notáveis tais como Sergey Khachatryan, Stephan Picard,Boris Borvtsyn Jack Liebeck, Alissa Margulis, Yuri Zhishlin, Eliot Lawson, Maria Milstein, LiviuPrunaru, Christian Altenburger, Tanja Becker-Bender, Christoph Schickedanz e Ilya Grubert.
Atualmente é academista da Nederlands Philharmonisch Orkest | Nederlands Kammer
Orkest, e apresenta-se em concerto com um violino francês Georges Chanot.
ROBERT STEPANIAN
Violino (França)
“Grande sentido de gosto musical em harmonia com virtuosismo e som sublime.”
Musical Life Journal, Japão
Em 2021, Robert foi nomeado quatro vezes para os prestigiados Prémios Opus Klassik (Echo Klassik), na mesma categoria que músicos como o cantor Andrea Bocelli e o violoncelista Yo Yo Ma.
Robert Stepanian nasceu em Yerevan (Arménia) e começou a tocar violino aos sete anos com Tatyana Vorobyova (aluna de Boris Goldstein) em Moscovo. Continuou a sua formação no Colégio de Música do Conservatório de Moscovo com a professora Zoria Shikhmurzaeva e no Conservatório Estatal de Moscovo com o professor Ara Bogdanyan (aluno de David Oistrakh). Robert é laureado de competições e prémios internacionais na Suíça, Espanha, Rússia e Ucrânia.
Como solista e músico de câmara, Robert já realizou concertos em mais de 40 países. Tocou em locais prestigiados como o Carnegie Hall (Nova Iorque), Salle Gaveau (Paris), Danish Radio Concert House, Oslo Konzerthous, Tchaikovsky Hall (Moscovo), Pablo Casals Concert Hall (Espanha), Moscow International Music House, e o Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, entre outros.
Entre os festivais em que participou estão o Mendelssohn Festival, Erl Festspiele (Áustria), Midis de Minimes (Bélgica), Great Names of Art (em memória de Kogan, Gilels e Rostropovich, Rússia), Juventudes Musicais (Espanha), Beethoven Festival (Alemanha), Pupligne Classique (Suíça), Tyrolean Beethoven Days (Áustria), Matthias Kendlinger Festival, Festival Internacional de Música de Esmeraldas (Equador), Guadalajara International Music Festival (México) e muitos outros.
Robert recebeu várias bolsas e prémios, incluindo o Gianni Bergamo Classical Music Award, da Fundação Russa de Artes Performativas, o Fundo Mundial de Música, e o prémio medalha da Fundação Irina Arkhipova (2010). Também recebeu um diploma por “Conquistas na Arte Musical” do Presidente do Quirguistão, Askar Akayev.
Em 2006, fundou o Classicus Trio, onde permaneceu até 2014.
A sua gravação das sonatas de Beethoven e Franck foi lançada pelo selo Azur Classical em 2015. Recentemente, as gravações de Robert Stepanian foram transmitidas pela BBC Radio, France Musique, Espase 2, ARD, entre outras.
Robert ministra masterclasses na Alemanha, França, Áustria, Estados Unidos e América do Sul. Além disso, atuou como jurado em várias competições de violino.
Em 2019, o compositor Matthias Kendlinger compôs o concerto para violino intitulado “Galaxy” especialmente para Robert Stepanian, dedicando-o ao músico. A gravação de Galaxy foi lançada pelo selo austríaco DaCapo em 2020. Em 2021, o compositor Eduardo Florencia compôs e dedicou a Robert a sua nova obra, Op. 98 para violino e orquestra, intitulada “Souvenirs d’Artsakh”.
Em 2024, Robert realizou um recital no Palácio Real de Belgrado a convite da família real sérvia, SAR Príncipe Herdeiro Alexandre e Princesa Catarina.
Também em 2024, Robert foi reconhecido como Artista Oficial da Thomastik-Infeld.
Robert toca num violino Bergonzi.
Luís Andrade
O maestro e violoncelista Luis Andrade é uma das personalidades musicais mais versáteis de Portugal. Convidado regular nos grandes centros musicais da Europa.
É maestro convidado regular da Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónoca Holandesa, Orquestra Sinfónica de Bangkok e a Orquestra Sinfónica de Limburg. Apresentações convidadas levaram-no à Ásia, e Europa, para festivais como o Festival Internacional de Santarém, Festival de Bornem, Dalheimer Sommer, Festival de Música da Madeira e Festival St. Amand em França.
Já se apresentou com personalidades como Raquel Camarinha, Eduarda Melo, Alexander Kagan e Carlo Marchione. Como violoncelista Luis Andrade é solista pesquisador e músico de câmara tendo se apresentado em recitais na Alemanha, Holanda, Bélgica, Portugal e Coreia. É também membro permanente da orquestra PHION na Holanda.
Juntamente com a pinista belga Lies Colman, gravou o seu CD “Sum” em 2016 com obras de Kosenko, Lysenko e Borodin. Em 2021 gravou um CD com obras de Bach e Bogaert para trio de cordas. Em 2023 é lançado a sua última gravação com o pianista holandês Constant Notten intitulada “Empty Spaces”, CD este que abrange obras de compositores Ucrânianos e Russos nunca antes gravadas.
Projectos futuros incluem uma edição / revisão e gravação das obras completas para violoncelo do compositor madeirense Jõao Victor Costa, a revisão e edição dos quartetos de Boris Lyatoshinsky, e a revisão e edição das Sinfonia de Jaques Reuland.
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 103 517