Hoje é Dia da Criança!

 

Foi a 1 de junho, que em 1925, em Genebra, se proclamou pela primeira vez o Dia Internacional da Criança. Isto foi aprovado durante uma Conferência Mundial para o bem-estar da criança. A partir deste ano, muitos países, como Portugal, assinalam este dia a 1 de junho.

Contudo, outros países celebram noutras datas. Isto porque, a ONU aprovou em Assembleia-Geral, a 20 de novembro, a Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e a Convenção dos Direitos da Criança (1989).

De facto esta efeméride começou a ser assinalada pelo impulso das Nações Unidas na década de 50 do século XX, como forma de chamar a atenção para problemas que muitas crianças precisam de enfrentar. Assim, todos os estados-membros da ONU reconhecem que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social e/ou nacionalidade, têm direito a afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.

Como forma de assinalar este dia, a Biblioteca das Artes do Conservatório divulga mais uma das “Histórias da Avó Luísa”. Este conto, para além de nos reavivar uma tradição madeirense um pouco esquecida, transporta-nos para uma época em que as crianças brincavam e sonhavam, inclusive com os próprios brinquedos.