Entre os dias 4 e 7 de junho, o Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora acolhe a 32.ª Conferência da European Association for Music in Schools (EAS) e a 10.ª Conferência Regional Europeia da International Society for Music Education (ISME), sob o tema “Unlocking Voices – Shaping Music Education Futures”. Organizado pela EAS em colaboração com a APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical e a Universidade de Évora, o evento reúne especialistas de toda a Europa para refletir sobre o futuro da educação musical.
O Conservatório – Escola das Artes da Madeira marcará presença com um simpósio intitulado “Educação Musical e Sustentabilidade Cultural na Região Autónoma da Madeira”, que pretende divulgar investigações recentes sobre práticas educativas e culturais na região. Desde 1980, o sistema educativo madeirense tem vindo a desenvolver projetos que integram o ensino da música com a valorização do património local, reforçando a ligação entre escolas, instituições culturais e a comunidade.
O simpósio contará com quatro comunicações que abordam diferentes vertentes da educação artística na Madeira: o impacto do ensino dos cordofones tradicionais nas escolas; o modelo de supervisão pedagógica implementado no 1.º Ciclo; o contributo da musicologia na definição curricular; e uma retrospetiva sobre os 40 anos de educação artística na região. Estes trabalhos sublinham o papel da educação musical na preservação da identidade cultural e na construção de um ensino artístico alinhado com os desafios contemporâneos.
A apresentação estará a cargo de uma equipa multidisciplinar composta por Carlos Gonçalves, presidente da Direção do Conservatório, investigador e especialista em políticas educativas; Paulo Esteireiro, musicólogo e diretor da Academia Madeirense de Musicologia e Estudos Artísticos; Pedro Gonçalves, músico e investigador na área dos cordofones madeirenses; Carolina Faria, docente, etnomusicóloga e dinamizadora cultural; e Natalina Cristóvão, Diretora de Serviços de Educação Artística, doutorada em Ciências da Educação e docente na Universidade da Madeira.
A participação nesta conferência insere-se no compromisso do Conservatório da Madeira com a investigação e com a partilha de boas práticas, contribuindo para a reflexão internacional sobre os caminhos da educação musical, com especial enfoque na sua dimensão cultural e territorial.