O Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, em parceria com a ANSA/Orquestra Clássica da Madeira, promove a “Masterclass de Clarinete”, destinada aos alunos do Conservatório e demais interessados.
12 de junho entre as 14h00 e as 17h00
Local: Conservatório – Salão Nobre.
Destinada aos alunos do Conservatório e demais interessados.
Carlos Ferreira

Natural de Paredes, Carlos Ferreira é um dos mais aclamados clarinetistas da atualidade. Foi premiado no Concurso Internacional ARD, em Munique, no Concurso Internacional de Genebra, e recebeu o WEMAG Soloist Prize do Festival de Mecklenburg-Vorpommern. Desde 2020, é Clarinete Principal na Orquestra Nacional de França. Em 2024 foi nomeado Clarinete Principal da Orquestra de Real Concertgebouw, iniciando as novas funções em agosto de 2025. Anteriormente ocupou posições semelhantes na Philharmonia Orchestra, em Londres, e na Orquestra Nacional de Lille.
Para além dos seus compromissos com a Orquestra Nacional de França, desenvolve uma carreira internacional como solista e músico de câmara, apresentando-se nos principais festivais e auditórios. Como solista, apresentou-se com a Orquestra Nacional de França, a Orquestra da Rádio de Munique, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra de Câmara de Munique, a Filarmónica de Praga, a Orquestra de Câmara de Genebra e o Collegium Musicum Basel, sob a direção de maestros como Cristian Măcelaru, Lorenzo Viotti, Nuno Coelho, Valentin Uryupin, Gabriel Bebeșelea e Pierre Bleuse. No domínio da música de câmara, trabalhou com Hilary Hahn, Alice Sara Ott, Emmanuel Pahud, Eric le Sage, Paul Meyer, Lise Berthaud, Pierre Fouchenneret, Sarah Nemtanu, Quatuor Hermès, Timothy Ridout, Frank Duprée, Nika Goric, Karen Gomyo, Julia Hagen e Sào Soulez Larivière.
Carlos Ferreira foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Escuela Superior de Música Reina Sofía, onde estudou com Michel Arrignon e Enrique Pérez Piquer. Estudou também no Conservatório de Amesterdão, com Arno Piters, e no HEMU de Lausanne, com Florent Héau. Em Portugal, foi aluno de José Ricardo Freitas na Academia de Música José Atalaya e na ARTAVE, tendo concluído a licenciatura, com Nuno Pinto, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE).
Carlos Ferreira acaba de lançar o seu primeiro álbum intitulado “XX-XXI”, com obras para clarinete e piano, em colaboração com o pianista e compositor Pedro Emanuel Pereira. Carlos Ferreira é um Artista Buffet Crampon.
