Masterclass prioridade a docentes e alunos do Conservatório
1 de julho das 09h30 -12h30 e das 14h00-19h00
2 de julho das 14h00-19h00
Duração: 13 horas (Validação pela Secretaria de Educação)
Regime: presencial
Local: Salão do Polo da Levada.
Prioridade aos docentes e alunos do conservatório
José Valente
José Valente iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira, no Conservatório Municipal D. Dinis, em Odivelas. Aos 18 anos, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde concluiu o Mestrado em Música, na Área de Especialização em Acordeão, em março de 2013, sob a orientação dos professores Paulo Jorge Ferreira e Maria Luísa Correia Castilho. No ano letivo 2010/2011, esta Escola atribuiu-lhe uma Bolsa de Estudo por Mérito, por ter obtido a melhor classificação na área da Música. Em 2015, foi admitido (com a classificação máxima) na The Royal Danish Academy of Music, onde completou uma pós-graduação (Advanced Postgraduate Diploma – soloist), em abril de 2018, sob a orientação do acordeonista norueguês Geir Draugsvoll. Foi o primeiro português a entrar na classe de solistas nesta academia. Em 2019, tornou-se professor assistente na mesma academia.
Obteve o primeiro prémio em vários concursos nacionais e internacionais, designadamente:
– Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2008 (categoria Júnior);
– Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2009 (categoria Sénior e Música de Câmara);
– Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest 2012 (categoria Música de Câmara);
– 6.º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha 2009;
– Prémio Jovens Músicos 2014 (categoria acordeão de concerto, nível superior);
– 17º Concurso de Interpretação do Estoril Prémio El Corte Inglés 2015 (prémio ex-aequo);
– PIF 2016 – 41st Castelfidardo International Accordion Prize (categoria Prémio);
– RDAM Scholarship Competition 2016 (competição para todos os instrumentos, na The Royal Danish Academy of Music).
Ainda no âmbito do PJM 2014, obteve o Prémio “União Europeia das Competições Musicais para Jovens” (“EMCY”) e uma “Bolsa Gulbenkian” da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi o primeiro acordeonista solista a receber o prémio “EMCY” e uma “Bolsa Gulbenkian”. Foi também o primeiro português a vencer a “Scholarship Competition” na The Royal Danish Academy of Music.
Tocou com a Orquestra de Câmara Kremlin, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Metropolitana, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Remix Ensemble Casa da Música, sob a direção dos reconhecidos maestros Cesário Costa, Daniele Giulio Moles, Misha Rachlevsky, Nikolay Lalov, Pedro Carneiro, Peter Rundel, Olari Elts e Sian Edwards. Frequentou masterclasses dirigidas por conceituados acordeonistas, nomeadamente Claudio Jacomucci, lgica, China, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Rússia e Sérvia, tendo tocado em salas de prestígio, tais como o Auditório do Centro Cultural de Cascais, Auditório Ruy de Carvalho, Concert Hall da The Royal Danish Academy of Music, Grande Auditório
do Centro Cultural de Belém, Grande Auditório da Gulbenkian, Großer Saal do Elbphilharmonie, Kölner Philharmonie, Laeiszhalle, Merkin Concert Hall, Palácio Foz, Philharmonie de Paris, Pierre Boulez Saal, Sala Suggia da Casa da Música, Teatro Municipal Baltazar Dias, Wigmore Hall, entre outras.
Tem também participado em festivais nacionais e internacionais de música. A saber:
– Dias da Música;
– Festival Estoril Lisboa;
– Festival Folefest;
– Festival Internacional de Música de Marvão;
– Primavera Musical;
– Semana Internacional do Acordeão Alcobaça;
– Akordeono Festivalis Vilnius (Lituânia);
– Acht Brücken (Alemanha);
– Fadiesis Accordion Festival (Itália);
– Festival Accordéon-nous (Bélgica);
– Festival Kremlin Chamber Orchestra (Rússia);
– International Festival of Accordion Artists (Sérvia);
– Music Confucius Institute International Music Festival (China);
– PIF Castelfidardo Festival (Itália);
– PULSAR (Dinamarca);
– Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha);
– Vinterjazz (Dinamarca).
Participou como júri convidado na 21ª Semana Internacional do Acordeão Alcobaça e no
42nd+48th Premio Internazionale della Fisarmonica di Castelfidardo (Itália).
Em outubro de 2014, foi editada a sua dissertação de Mestrado, Acordeão de Concerto em
Portugal – Perceções e Expectativas, pela AvA Musical Editions. Este estudo conta com a
participação de músicos portugueses de renome: António Victorino d’Almeida, Carlos
Marecos, Cristóvão Silva, Fernando Ribeiro, Joaquim Raposo, Paulo Jorge Ferreira, Sérgio
Azevedo e Vitorino Matono.
Em 2019, gravou o seu primeiro álbum, Modern Music Spectrum, que foi publicado na
label Aulicus Classics. O álbum contém algumas das obras mais reconhecidas na literatura
musical contemporânea para acordeão. A última obra do CD, Plus I (para acordeão e
clarinete), foi gravada conjuntamente com o prestigiado clarinetista italiano Giovanni Punzi.
Núcleo de Formação e Recursos Pedagógicos:
Email: formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
Telefone: +351 291 103 517
A participação na formação tem um custo de:
Docentes do CEPAM: 20€
Público geral: 30€
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária:
IBAN PT50078101120112001447577 – Banco IGCP
Nome: Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira
O comprovativo de transferência deve ser enviado, obrigatoriamente, para o e-mail:
formacao.cepam@edu.madeira.gov.pt
A inscrição só fica confirmada após o envio do comprovativo de pagamento.